Cartola não existiu
Foi um sonho que tivemos!
(Nelson Sargento)
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu no dia 11 de outubro de 1908...Nessa data o Brasil recebeu um mestre para a nossa cultura. Filho de Sebastião Joaquim de Oliveira e Aída Gomes de Oliveira, nasceu em um bairro chamado Catete, por falta de condições financeiras mudou-se para o Morro da Mangueira. Cartola recebeu esse apelido quando trabalhou de pedreiro, pois usava um chapéu de côco para que o cimento não grudasse em seu cabelo, daí então seus amigos o apelidaram de CARTOLA. Na Mangueira logo fez amizade com o Carlos Cachaça e outros bambas, iniciando assim a sua vida no samba. Cartola teve vários empregos, lavador de carros, pintor de paredes, vigia de prédios... Mas nunca deixando de fazer samba.
Em 28 de abril de 1928, fundou, junto com Carlos Cachaça, Zé Espinguela e outros, a G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira:
Cartola tambem escolheu as cores de sua escola , VERDE e ROSA, ele mesmo dizia "Ora, o verde representa a esperança, o rosa representa o amor, como o amor pode não combinar com a esperança?". Compôs o primeiro samba para sua escola, chamado "CHEGA DE DEMANDA":
Chega de demanda, chega
Com esse time temos que ganhar
Somos da estação primeira
Salve o morro de Mangueira
Chega de demanda, chega
Com esse time temos que ganhar
Somos da estação primeira
Salve o morro de Mangueira
--
Os sambas de Cartola começaram a fazer sucesso nos anos 30, nas vozes de Carmen Miranda, Araci de Almeida, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.
No início da década seguinte Cartola deu um sumiço, ficando com a fama de que estava MORTO, poucos sabem o que realmente aconteceu nesse período, dizem que ele brigou com alguns amigos em Mangueira, tambem pela suas doenças e pela morte da mulher que ele vivia, chama DEOLINDA. Cartola só foi achado em 1956 por um jornalista chamado Sergio Porto, em Ipanema lavando carros. Graças a esse jornalista Cartola voltou a cantar seu lindos sambas. Em 1964, Cartola e sua nova esposa, Dona Zica, abriram um restaurante (ZICARTOLA), onde tinha uma boa comida e uma ótima musica.
Cartola e Dona Zica
O Zicartola fechou algum tempo depois e Cartola seguiu com seu emprego publico e compondo seus sambas. Em 1974, então com 64 anos, gravou um dos seus primeiros discos. Depois desse primeiro disco Cartola deu um pulo no samba, com seus lindos sambas, como: AS ROSAS NÃO FALAM, O MUNDO É UM MOINHO, ACONTECE, O SOL NASCERÁ (com Elton Medeiros), QUEM ME VÊ SORRINDO (com Carlos Cachaça), ALEGRIA, ALVORADA.
No final da década de 1970, Cartola mudou-se para a Mangueira onde morou até falecer em 1980. Cartola ainda tinha um pouco de popularidade mas não dinheiro, ele nunca foi um cara de boas condições. Cartola havia partido mais deixou suas lindas canções.
Se quiserem, vejam esse documentário que a Globo fez sobre o Cartola.
Clique nesse LINK : Cartola - Por toda minha vida - HD